-
Arquitetos: Arquitetura Quatro
- Área: 450 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Favaro Jr
-
Fabricantes: Deca, Indusparket, Omega Fence Systems, Portobello Shop, Spagnhol Plantas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência F01 em Limeira, interior de São Paulo, projetada pelo escritório Arquitetura 4, enfrentou desafios desde o início devido às características do terreno. Sendo um terreno de esquina, com 45 metros de frente, 590m² de área e 4 metros de desnível, foi necessário desenvolver uma construção em formato de "L" dividida em 3 pavimentos. Aproveitando o recuo frontal obrigatório, foi criado um jardim voltado para a frente do terreno, confrontando com uma área comum do condomínio. O desafio consistia em organizar todo o programa da casa de forma fluida, valorizando a integração dos ambientes e mantendo a conexão com os espaços externos.
O projeto foi concebido para uma família de 4 a 5 pessoas, com possibilidades de reversões nos ambientes, tendo em vista a intenção de venda do imóvel e a possibilidade de o comprador adequar os espaços de acordo com suas necessidades. Por isso, foi criado um layout amplo, aberto e projetado com flexibilidade para possíveis alterações futuras. A organização dos espaços incluiu um pavimento inferior encaixado na topografia para acesso à garagem, que comporta 3 carros, além de um depósito, adega e escada que leva ao térreo. No pavimento térreo, encontra-se a área social da casa e o acesso pela rua. Em um segmento do "L", há um home theater e um lavabo, que podem ser revertidos para uma possível suíte, além de um escritório, uma sala de estar com pé direito duplo integrada à cozinha, lavanderia e despensa. Na área externa, no outro segmento do "L", há uma área gourmet aberta para a piscina, com suporte de um banheiro e uma sauna.
No pavimento superior, localiza-se a área íntima da residência, com três grandes suítes, todas com closets, interligadas por um corredor mezanino, que conta com uma floreira com vista para a piscina. Para garantir a integração e visibilidade para o exterior, foram utilizadas grandes aberturas no pavimento superior, com brises metálicos espaçados fixos, que proporcionam privacidade aos ambientes. A paleta de cores neutras e o uso de materiais naturais conferem aconchego e elegância à residência. Com a presença de eixos horizontais marcantes, foi trabalhada uma volumetria de volumes apoiados, trazendo leveza a uma construção imponente. Os beirais alongados e os elementos metálicos, como brises e frisos, adicionam ritmo à fachada. Com aberturas por toda a residência, que emolduram e se conectam com os jardins, há um convite para desfrutar dos espaços externos, permeando-os de maneira contínua e leve.